Como declarar imposto de renda

Declarar Imposto de Renda – IR é uma dor de cabeça que muitas pessoas querem evitar e, para isso, acabam contratando um contador e deixando toda a responsabilidade da tarefa por conta deste profissional especializado. Mas, nem sempre, essa é a melhor opção. Caso o profissional não seja muito atencioso com as suas necessidades, você pode acabar pagando mais imposto do que o necessário.

Quando o IR é retido na fonte, ou seja, descontado diretamente no seu contracheque, ao fazer uma declaração corretamente, você terá direito a uma restituição de alguns valores específicos, caso tenha tido gastos como despesas médicas ou gastos com dependentes. Vou te dar dicas de como declarar imposto de renda e, também, algumas dicas importantes para aumentar sua restituição.

Como declarar imposto online

Aprenda como declarar imposto de renda pela internet usando o seu celular. Saiba tudo sobre o jeito mais prático e rápido de fazer a declaração.

Declarar o imposto de renda usando o computador facilitou a vida dos contribuintes. Porém, esta forma já não é a mais prática que existe. Agora, é possível baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda, da Receita Federal do Brasil, na Play Store ou na loja da Apple, para fazer a declaração pelo aparelho de celular.

Basta preencher alguns poucos dados pessoais no início e o App já mostra uma lista com os seus exercícios e a situação de cada um. Por exemplo, se você entregou a declaração do ano passado no prazo, será exibido este status atualizado.

Quando você clica no exercício corrente, uma tela é exibida com a opção “Iniciar Declaração” e também a opção “Importar Declaração do Ano Anterior”. Esta última, facilita bastante a vida de quem teve renda e gastos similares ao do ano anterior, possibilitando ter o preenchimento da maioria das informações automaticamente, sendo necessárias, apenas, poucas edições. Para usar este recurso, é preciso, antes, importar a declaração do exercício anterior para o respectivo dispositivo móvel.

Veja o que fazer caso você tenha esquecido de declarar o imposto de renda ou seja iniciante, declarando pela primeira vez.

Algumas coisas que o iniciante deve saber que precisa declarar e, normalmente, não sabe:

  • Venda de bens, caso na relação compra x venda tenha sido apurado um lucro;
  • Rendimentos não tributáveis, acima de R$ 40 mil;
  • Somatório de bens em seu nome, superior a R$ 300 mil;
  • Pessoa que vivia no exterior e retorna ao Brasil.

Vale a pena pesquisar e ficar por dentro de todos os detalhes na hora de realmente colocar a mão na massa e preencher a declaração. Assim, você garante que não vai ter problemas com a Receita e, ainda por cima, pode aumentar o valor da sua restituição.

Se você perdeu o prazo e não declarou seu IR, entre no sistema da Receita Federal e declare o quanto antes. Quanto mais rápido você corrigir o erro, menor é a multa aplicada. Ao enviar uma declaração atrasada, você já recebe o Darf online da multa para efetuar o pagamento.

Dicas para aumentar sua restituição do imposto de renda e ter uma renda extra que muitos deixar “de presente” para a Receita Federal.

  • Faça sua própria declaração, pois você é o maior interessado em receber as restituições devidas. No momento do preenchimento das informações, caso você estude bem anteriormente, com certeza você vai conseguir incluir despesas restituíveis que só você sabe que teve!
  • Mesmo que você esteja na categoria de isento, fique de olho em seu contracheque, pois você pode estar sendo descontado e tem direito a restituição integral! Mesmo que o isento não tenha obrigação de declarar, ele pode fazer e, apenas fazendo, terá a restituiçã
  • Entregue a sua declaração o mais cedo possível, para receber a restituição nos primeiros lotes que a Receita pagar. Assim, você pode investir o valor recebido. Caso receba nos últimos lotes, o dinheiro é corrigido, porém na taxa básica SELIC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *